gototopgototop



Destaques Noticias Felgueiras recebe Lixoteca

LixotecaEsta segunda-feira, dia 24, a Lixoteca chega às escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Felgueiras. Uma viatura, convertida em unidade móvel de sensibilização, que pretende proporcionar aos alunos animadas aventuras pelo mundo do lixo e da cidadania.

Através da Lixoteca, uma iniciativa da SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, pretende-se sensibilizar e educar a comunidade escolar para a preservação do meio e incentivar os mais novos para uma postura de participação cívica e da auto e hetero-fiscalização, quer no plano ambiental, quer nos planos da prevenção rodoviária e de aquisição de regras de comportamento social.

O interior da viatura, com suportes multimédia e atividades de exploração sensorial, que têm como objetivo envolver os destinatários, permite a apreensão de conceitos e rotinas quotidianas do bom cidadão ecológico através da experimentação.

A abordagem a temáticas como a triagem na origem, a política dos 5 R’s, a recolha de resíduos volumosos (monstros) e o acondicionamento e deposição de pequenos lixos e a ligação que se estabelece com os conteúdos curriculares associados às competências de cidadania, proporciona momentos de verdadeira “realidade virtual” aos seus visitantes.