gototopgototop



O Vale do Sousa

O Vale do Sousa é uma sub-região, integrada na NUT III – Tâmega, da qual fazem parte os concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, num total de 144 freguesias.

Com uma área de aproximadamente 766,80 km2, correspondendo a 3,6% da região Norte, o Vale do Sousa é um território heterogéneo, de transição entre a Área Metropolitana do Porto e o interior da região Norte.

a_regio_32
Segundo dados do INE de 2010, aqui reside 9% (339.616) da população da região Norte, o que se traduz numa densidade populacional de 442,9 habitantes por km2, muito acima da média do Norte (177 hab./Km2).

De destacar o peso dos jovens - quase 20% da população -, valor superior à média nacional (15,5%), acompanhado por um envelhecimento demográfico muito inferior ao da restante região Norte e ao do Continente.

A indústria transformadora emprega cerca de metade da população ativa, sendo predominantes os setores do calçado, em Felgueiras, têxtil, em Lousada, madeira e mobiliário, em Paços de Ferreira e Paredes, e exploração de granitos, em Penafiel. Castelo de Paiva evidencia uma lógica de desenvolvimento semelhante às áreas de predominância rural.

Situado a pouco mais de 20 Kms do Porto, o Vale do Sousa desde sempre representou um papel preponderante na ocupação e organização do território, localizando-se no coração de um triângulo classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, composto pelo Porto, Guimarães e o Vale do Douro.

O Vale do Sousa está dotado de acessibilidades de bom nível. Para além de uma das principais linhas urbanas de comboio, a região é servida por autoestradas que a ligam a Sul e a Norte. O aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro está, também, a cerca de 20 minutos de distância de cada concelho.