gototopgototop



Destaques Noticias VALSOUSA promove campanha de sensibilização ambiental

alt

A VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa vai promover, em parceria com a empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, uma nova campanha de sensibilização ambiental dirigida às panificadoras.

“Produzido com Lixo”, assim se designa a campanha, que tem como objetivo esclarecer e incentivar os munícipes dos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira para a correta separação e encaminhamento de resíduos de papel, plástico e metais, vidro, óleos alimentares usados, resíduos orgânicos e monos/monstros.

A campanha terá início no próximo dia 15, segunda-feira, e vai contar com a colaboração de cerca de quatro dezenas de padarias. No total, vão ser entregues gratuitamente 30 mil embalagens de papel para acondicionamento de panificados aos munícipes dos três concelhos, aquando da compra de pão ou similares.

Uma abordagem inovadora aos consumidores - ao nível do suporte e estratégia de sensibilização e no local de abordagem -, que pretende alertar para a quantidade de lixo produzida diariamente por cada cidadão e para a enorme parcela (cerca de 70%) que, apesar de ter condições para integrar o processo de reciclagem, é encaminhada para aterro, desperdiçando recursos e obrigando a custos de gestão desnecessários e onerosos.

Os compradores locais serão, ainda este ano, alvo de outras ações - em supermercados e outras superfícies comerciais –, sobre a diminuição da produção de resíduos, neste caso, através da redução na origem (com a distribuição de porta-moedas).